Uma pesquisa realizada em nove países pelo Conselho Global de Higiene revelou os locais da casa campeões em alojar bactérias. Para o espanto de quem deixa o banheiro sempre "um brinco", o rejuntamento dele está em primeiro lugar. Em segundo, o interior da geladeira. Além desses locais, o restante dos cômodos, e também as mobílias, podem se tornar verdadeiros criadouros de fungos e ácaros, dois outros vilões da casa - e da sua saúde.
Para evitar a proliferação de ácaros e fungos em matérias têxteis (cortinas, tapetes,almofadas, estofados e bichinhos de pelúcia, por exemplo) – Devemos manter higienizados e tratados com produtos acaricidas que além de matar os ácaros promovem uma ação repelente nos tecidos.
Para ambientes pequenos (armários, sapateiras, gavetas etc), existe um aparelhinho elétrico que retira toda a umidade. Já para ambientes maiores existem outros desumidificadores que retiram até doze litros de água por dia do local.
- Evite tirar a poeira de superfícies lisas com espanador, que apenas muda o pó de lugar. O ideal é usar um pano úmido.
- O uso de aspiradores comuns deve ser evitado na casa de pessoas alérgicas, pois os filtros não são capazes de reter a poeira mais fina que contém os restos dos ácaros, principais causadores de alergias. As partículas são tão pequenas e leves que podem se manter no ar por horas após o uso do aspirador.
- Durante a limpeza da casa, principalmente de armários, é recomendado o uso e máscaras contra pó.
- O ar condicionado pode ser um grande vilão da casa. Se os filtros não forem limpos adequadamente, ele pode abrigar uma cultura de ácaros e fungos que se espalham no ambiente sempre que o aparelho for ligado. Lavar os filtros com uma solução fungicida garante uma boa limpeza.
- Para eliminar manchas de mofo das paredes e limpar peças de couro atacadas por fungos, soluções fungicidas também são eficientes.
- Evite guardar os produtos de higiene e beleza em local com incidência direta de luz e calor. Isto pode diminuir a estabilidade e validade dos produtos, favorecendo o aparecimento de micro-organismos que prejudicam a pele, podendo causar alergias, irritação, coceira e até mesmo acne.
Fonte: www.mulheres.com.br